Slides
Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Conectar-se

Esqueci minha senha

Últimos assuntos
» eu odeio o horario de verão,e você?
Ter Dez 20, 2011 7:18 pm por Juez

» Prisão sul coreana tem guardas robóticos
Ter Dez 20, 2011 7:13 pm por Juez

» jogar os widgets para a direita
Seg Nov 28, 2011 7:50 am por Administração

» organizar a area de 'Download' em ordem alfabetica
Seg Nov 28, 2011 7:49 am por Administração

» remover o anti spam
Seg Nov 28, 2011 7:46 am por Administração

» Modificações na Equipe de Moderação
Seg Nov 28, 2011 7:43 am por Administração

» Dúvida
Dom Out 30, 2011 7:42 pm por Juez

» Desfiando Chuck Noris
Sex Out 28, 2011 7:03 pm por RedHooh

» Mineiros chilenos com problemas psicológicos
Qui Out 27, 2011 5:09 pm por Administração

» Um aviso a todos!
Seg Out 24, 2011 4:41 pm por Administração

» descobri um atalho interessante
Dom Out 16, 2011 10:09 pm por Steel

Os membros mais ativos do mês

Parceria


Faça aqui!
Parceiros
Estatísticas
Temos 73 usuários registrados
O último usuário registrado atende pelo nome de leopardo

Os nossos membros postaram um total de 1646 mensagens em 546 assuntos

10 pesquisas bizarras que ganharam o IgNobil

Ir em baixo

03102011

Mensagem 

10 pesquisas bizarras que ganharam o IgNobil






São Paulo - Besouros que amam (de forma bastante literal) cerveja, os efeitos da bexiga cheia na hora de tomar decisões e a Teoria da Procrastinação Estruturada são alguns dos estudos laureados na 21ª edição do Ig Nobel.

O prêmio celebra as pesquisas científicas mais estranhas do mundo. O prêmio foi entregue nesta quinta-feira na tradicional cerimônia no teatro Sanders, na Universidade de Harvard, Estados Unidos. Sete dos dez vencedores viajaram a Harvard — custeando a própria viagem — para receber o bem-humorado prêmio.

A premiação, uma mesinha com a tabela periódica (um trocadilho com a palavra "table" em inglês: "periodic table table") foi entregue por sete vencedores do prêmio Nobel: Dudley Herschbach (química, 1986), Rich Roberts (medicina, 1993), Jack Szostak (medicina, 2009), Roy Glauber (física, 2005), Eric Maskin (economia, 2007), Peter Diamond (economia, 2010) e Louis Ignarro (medicina, 1998). Ignarro protagonizou o concurso "encontro romântico com um laureado", em que uma pessoa da plateia ganha a chance de sair com o cientista.

O Ig Nobel é uma tradicional premiação bem-humorada para as pesquisas científicas mais estranhas. O nome é um trocadilho com a mais prestigiada premiação acadêmica, o Nobel. O evento é produzido pela revista americana de humor e ciência Annals of Improbable Research (Anais da Pesquisa Improvável) e copatrocinada pela associação de ficção científica, sociedade de estudantes de física e sociedade de computação, todas da Universidade de Harvard, nos EUA.

Cada vencedor teve 60 segundos para dar o discurso de agradecimento. O tempo foi fiscalizado por uma garotinha de oito anos. Quando alguém estourava o prazo, a menina interrompia bruscamente, aos gritos. Este ano, pouco trabalhou a Miss Sweet Poo, apelido dado à menina. Ela interrompeu a editora Debra Wilkins, que foi receber o prêmio de literatura no lugar de John Perry e o vencedor do prêmio de medicina.

Uma miniópera sobre café animou a cerimônia, que no final contou com os vencedores do Nobel recitando os elementos da tabela periódica. O mais ovacionado da noite, contudo, foi Artura Zuokas, prefeito de Vilnius, na Lituânia. Ele ficou famoso ao atropelar com um tanque de guerra uma Mercedes estacionada em cima de uma ciclovia de sua cidade. Pelo feito, foi agraciado com o prêmio Ig Nobel da Paz.

1 - William Lipscomb, prêmio Nobel de química de 1976, e frequentador assíduo do Ig Nobel, que morreu no dia 14 de abril deste ano, foi homenageado com um vídeo relembrando suas participações bem-humoradas nas antigas cerimônias. Ao fim do evento, o mestre de cerimônia, Marc Abrahams, também editor da revista Anais da Pesquisa Improvável, disse solenemente: "Se você não foi premiado com o Ig Nobel dessa vez – e especialmente se foi – boa sorte ano que vem!" Veja, a seguir, a lista de vencedores do Ig Nobel 2011.

Ganhadores: Anna Wilkinson (Reino Unido), Natalie Sebanz (Holanda), Isabella Mandl e Ludwig Huber (ambos da Áustria)

Pesquisa: Os cientistas investigaram se o bocejo dos jabutis era contagioso. Nenhuma prova foi encontrada.

2 - Prêmio de Química

Ganhadores: Makoto Imai, Naoki Urushihata, Hideki Tanemura, Yukinobu Tajima, Hideaki Goto, Koichiro Mizoguchi e Junichi Murakami (todos do Japão)

Pesquisa: Os cientistas determinaram a densidade ideal de wasabi (raíz forte usada em comida japonesa) suspenso no ar para acordar pessoas em emergências. O conhecimento foi aplicado no desenvolvimento de um despertador movido a wasabi.



3 Prêmio de Medicina

Ganhadores: Mirjam Tuk (Holanda), Debra Trampe (Holanda) e Luk Warlop (Bélgica), juntamente com Matthew Lewis, Peter Snyder e Robert Feldman (EUA), Robert Pietrzak, David Darby, e Paul Maruff (Austrália)

Pesquisa: Os especialistas demonstraram que as pessoas tomam decisões melhores para algumas coisas — e piores para outras — quando estão sentindo uma intensa vontade de urinar.



4 Prêmio de Psicologia

Ganhador: Karl Halvor Teigen (Noruega)

Pesquisa: O psicólogo escreveu um artigo onde procura entender porque as pessoas suspiram. O título do estudo é: "O suspiro é só um suspiro?"

Visite a página pessoal do autor.

5 - Prêmio de Literatura

Ganhador: John Perry (Estados Unidos)

Pesquisa: O estudo descreve a Teoria da Procrastinação Estruturada, que além de ter um título trava-língua, diz: para ser bem sucedido, sempre trabalhe em algo importante, usando isso como forma de evitar fazer algo que é mais importante ainda.

6 - Ganhadores: Darryl Gwynne (Canadá) e David Rentz (Austrália)

Pesquisa: Os cientistas descobriram que uma determinada espécie de besouro "se acasala" com um tipo de garrafa de cerveja australiana.

Fonte: "Beetles on the Bottle: Male Buprestids Mistake Stubbies for Females (Coleoptera)," D.T. Gwynne, e D.C.F. Rentz, Journal of the Australian Entomological Society

7 - Prêmio de Física

Ganhadores: Philippe Perrin, Cyril Perrot, Dominique Deviterne e Bruno Ragaru (França), e Herman Kingma (Holanda)

Pesquisa: O estudo determinou por que atletas que lançam discos ficam zonzos e aqueles que lançam martelos não.

Fonte: "Dizziness in Discus Throwers is Related to Motion Sickness Generated While Spinning," Philippe Perrin, Cyril Perrot, Dominique Deviterne, Bruno Ragaru e Herman Kingma, Acta Oto-laryngologica"

8 Prêmio de Matemática

Ganhadores: Dorothy Martin, dos EUA (previu que o mundo iria acabar em 1954), Pat Robertson, dos EUA (para ele, o mundo acabaria em 1982), Elizabeth Clare Prophet, dos EUA (previu que o mundo acabaria em 1990), Lee Jang Rim, da Coreia (fim do mundo: 1992), Shoko Asahara, do Japão (previu que o mundo acabaria em 1997), Credonia Mwerinde de Uganda (fim do mundo: 1999), e Harold Camping, dos EUA (previu que o mundo acabaria no dia 6 de setembro de 1994 e depois trocou a previsão para 21 de outubro de 2011)

Motivo: Todas essas pessoas nos ensinaram que devemos ser cuidadosos ao fazer suposições e cálculos matemáticos.

9 Prêmio da Paz

Ganhadores: Arturas Zuokas, prefeito de Vilnius, Lituânia

Motivo: Demonstrou que o problema de estacionamento ilegal de carros de luxo pode ser resolvido passando um tanque de guerra em cima do veículo

Vídeo do prefeito dando o "exemplo".

10 Prêmio de Segurança Pública

Ganhador: John Senders (Canadá)

Pesquisa: O cientista conduziu uma série de experimentos relacionados à segurança em que uma pessoa dirigia um automóvel em uma rodovia enquanto um visor tampava sua visão repetidamente

Referência: "The Attentional Demand of Automobile Driving," John W. Senders, et al., Highway Research Record, vol. 195, 1967, pp. 15-33.

Fonte do artigo: Info Abril



Staff Fórum Brazucas

http://forumbrazucas.forumeiros.com/f40-loja-brazucas - Compre seus itens!

Os Adminzucas aconselham:

- Respeite as Regras e conheça a equipe
- Assistência ao usuário
- Não pratique Flood
- MP apenas em casos importantes
- Seja bem vindo Convidado ao Fórum Brazucas
avatar
Administração
Adminzuca
Adminzuca

Mensagens Mensagens : 295
Créditos Créditos : 345
Data de inscrição Data de inscrição : 09/07/2011


Voltar ao Topo Ir em baixo

- Tópicos similares
Compartilhar este artigo em: diggdeliciousredditstumbleuponslashdotyahoogooglelive

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum