Slides
Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Conectar-se

Esqueci minha senha

Últimos assuntos
» eu odeio o horario de verão,e você?
Ter Dez 20, 2011 7:18 pm por Juez

» Prisão sul coreana tem guardas robóticos
Ter Dez 20, 2011 7:13 pm por Juez

» jogar os widgets para a direita
Seg Nov 28, 2011 7:50 am por Administração

» organizar a area de 'Download' em ordem alfabetica
Seg Nov 28, 2011 7:49 am por Administração

» remover o anti spam
Seg Nov 28, 2011 7:46 am por Administração

» Modificações na Equipe de Moderação
Seg Nov 28, 2011 7:43 am por Administração

» Dúvida
Dom Out 30, 2011 7:42 pm por Juez

» Desfiando Chuck Noris
Sex Out 28, 2011 7:03 pm por RedHooh

» Mineiros chilenos com problemas psicológicos
Qui Out 27, 2011 5:09 pm por Administração

» Um aviso a todos!
Seg Out 24, 2011 4:41 pm por Administração

» descobri um atalho interessante
Dom Out 16, 2011 10:09 pm por Steel

Os membros mais ativos do mês

Parceria


Faça aqui!
Parceiros
Estatísticas
Temos 73 usuários registrados
O último usuário registrado atende pelo nome de leopardo

Os nossos membros postaram um total de 1646 mensagens em 546 assuntos

Vale a pena fazer um Mestrado?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Vale a pena fazer um Mestrado?

Mensagem por Askum em Dom Jul 31, 2011 1:46 pm

Muitos profissionais se fazem esta pergunta ao longo da carreira, mesmo aqueles que não pensam em seguir a carreira acadêmica.

Para os profissionais que desejam seguir a carreira acadêmia, a decisão é óbvia: Mestrado é necessário. Não só o Mestrado, mas também o Doutorado e talvez um Pós-Doutorado.

O enfoque da coluna desta semana é realizar a pergunta para os profissionais do mercado empresarial. Vale a pena fazer um Mestrado?

O Mestrado Acadêmico, também chamado stricto sensu, é voltado para a pesquisa científica, normalmente exigindo dedicação exclusiva. A dedicação exclusiva costuma ser mais uma requisição oficial, pois na prática muitos mestrandos trabalham em empresas e fazem o curso ao mesmo tempo.

Porém, consigo entender o requisito da dedicação exclusiva, pois a carga horária necessária para a realização dos trabalhos, das disciplinas e da dissertação é pesada. Estima-se que, para cada hora de aula, se tenha uma hora de estudo e trabalhos em casa.

Fazer Mestrado, mas em que área?

Não é porque alguém se formou em computação que precisa fazer Mestrado em computação. Muitas áreas permitem que o candidato seja formado em outro curso.

No caso da ciência da computação e cursos correlatos, o Mestrado na área é bastante técnico, voltado para aplicações bem específicas dentro da informática. Na famosa carreira em Y, o profissional decide se quer ir para a área técnica (desenvolvedor, arquiteto, especialista) ou se quer ir para a área de gestão (gerência, liderar equipes). Para o caso do especialista, acredito que um Mestrado em computação possa agregar bastante. Já para a gerência, seria mais um conhecimento complementar, não relacionado à gestão.

Uma opção interessante para o profissional da área da informática que deseja ir para a área de gestão é o Mestrado em Administração de Empresas. Embora acadêmico, esta especialização engloba de maneira científica assuntos voltados à gestão de empresas, liderança, marketing e finanças. Conhecimentos nestas áreas são fundamentais para o profissional que deseja se tornar gestor.

Para o profissional que deseja fazer uma pós-graduação, mas que não quer realizar um curso acadêmico, o qual exige maior carga horária, uma opção é um MBA (Master of Business Administration). Embora o MBA tenha Mestre no nome, o curso não é acadêmico e é lato sensu (senso amplo). Exigindo menos carga horária, este curso também transmite conhecimentos essenciais, como marketing, finanças e gestão, para quem quer seguir a carreira executiva.

Uma dica importante é, antes de se inscrever no programa de pós-graduação, buscar sua qualificação junto ao MEC e a outros informativos complementares.

Outro fator relevante é procurar descobrir quem frequenta ou vai frequentar o curso. Um período longo compartilhando disciplinas do curso pode ser muito proveitoso para networking.
Educação é uma atividade que deve se manter constante na vida profissional, seja através de um Mestrado, um MBA ou qualquer outro curso

Baguete
avatar
Askum
Usuário do fórum

Mensagens Mensagens : 231
Créditos Créditos : 406
Data de inscrição Data de inscrição : 14/07/2011


http://movie.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum